Dia mundial da Fotografia – Foto autoral!

postado em: Blog | 0

Que dia melhor para falar sobre foto autoral do que o dia mundial da fotografia?

O 19 de Agosto foi escolhido para comemorar o Dia mundial da fotografia em razão do anúncio oficial ao mundo do Daguerreótipo (o primeiro processo fotográfico). E isso foi em Paris, na Academia de Ciências da França, em 1839!

Nesses 176 anos, o processo já teve vários avanços tecnológicos e em várias vertentes. Fotografia de pessoas, de lugares, de acontecimentos sempre tiveram um peso histórico muito importante. A todo momento vemos um link novo na internet com fotos históricas, de Dom. Pedro a Frida Khalo, de Titanic a Bomba de Hiroshima…

A foto de família tem peso forte em nossas vidas. Quem nunca viu aquela única foto preto e branco do casamento dos avós, naquele papel mais firme com uma textura de casaca de ovo? Ou ainda, pegou aquela foto da adolescência e constatou que aquele corte de cabelo era muito brega… Hoje com os ‘selfies’ então… teremos muita diversão no futuro. O que é uma delícia, né?

Fato é que seja foto de família ou de acontecimento histórico a foto é uma forma de emocionar, de fazer refletir. É aí que a fotografia autoral vem mais forte!

Rio em maio
Rio em maio

Hoje vemos esses termos: fotografia autoral, fotografia fineart, fotografia de autor… Mas, que diabos é isso? Toda foto num tem um autor???

A fotografia autoral é uma fotografia feita sem uma demanda específica, feita como obra de arte.

Soul - Série Mova
Soul – Série Mova

Se eu faço uma foto para contar a história de uma família, ela é uma foto de família, se eu faço foto de um produto para anúncio, ela é uma foto de publicidade e se eu faço uma foto com o único intuito de fazer refletir, ou emocionar, ou até mesmo para decorar uma parede já é caminho para o campo autoral.

Fotos da série SP.
Fotos da série SP.

Se fossemos explicar como literatura, a fotografia autoral seria uma poesia, e não uma reportagem.

E hoje essa fotografia autoral vem aparecendo mais e mais. Invadindo galerias, sendo temas de festivais, como o Paratyemfoco e cada vez mais presente em paredes de colecionadores de arte e do publico em geral.

Série - Viva!
Série – Viva!

E claro, o processo fotográfico autoral tem ficado cada vez mais minucioso. Além de conceito, estética, originalidade, os artistas de foto autoral tem tido muito maior acesso a tecnologia de impressão, como a feira com pigmento mineral em papel de algodão, o que aumenta a durabilidade da obra e ainda temos feito séries limitadas e assinadas de cada obra.

Com mais essa popularização dessa área da fotografia, ficamos mais felizes nesse dia 19/08. Que venham muitas fotos!!!

Beijos a todos

Lu Barcelos

Deixe uma resposta